VESTUÁRIO E HIGIENE CORPORAL

  Fonte da Imagem: Imagebank.com

VESTUÁRIO – o vestuário deve ser prático e adequado à estação do ano sendo de evitar roupas e sapatos apertados. O uso de ligas é desaconselhado pela interferência no retorno venenoso, agravando varicosidades e edemas.

Com o aumento do volume mamário e aumento de peso, deve ser recomendado o uso de “soutiens” que forneçam um bom suporte. As cintas apropriadas à gravidez ajudam a suportar o peso do útero grávido, bem como a contrariação da acentuação da lordose lombar. Poderá comprar as suas cintas, entre outras, em: www.la-redoute.pt, como também na sua farmácia.

Poderá adquirir a sua roupa em muitas lojas, tais como: 

- United Colors of Benneton

- Pré-Natal

-Prémaman

Ainda “dentro” do vestuário os sapatos além de não deverem ser apertados não devem ter saltos com mais de 4 cm para proporcionarem uma boa base de sustentação.

 

HIGIENE – A higiene genital e corporal da mulher grávida deve ser cuidadosa. O duche é preferível aos banhos de imersão, devem evitar-se irrigações vaginais apesar das secreções poderem aumentar.

A higiene dentária é muito importante, recomendando-se elixires  e o uso de pastas com flúor pelo menos duas vezes por dia . Deve ser feita uma revisão estomatológica no inicio e outra na segunda metade da gestação;  a gravidez raramente contra-indica os tratamentos buco-dentários.  

Voltar ao topo

Página Inicial

 

CUIDADO COM MAMAS E ABDÓMEN

As massagens ou a aplicação de cremes e óleos nas mamas e abdómen não são muito eficazes para prevenir o aparecimento das estrias.                                                                                                                         Fonte da Imagem: Imagebank.com

A massagem ou a tracção mamilar nem sempre impede o aparecimento de gretas ou promovem a eversão dos mamilos umbilicados. Estas medidas poderão diminuir a sensação da tensão ou dor mamária.

 

Fonte do texto contido nesta página: GRAÇA,  Luís Mendes - Medicina Materno Fetal 1, (Capítulo 13 "Assistência Pré-Natal"), 2ª edição, Lidel - edições técnicas, Dep. Legal n.º 152937/00, Setembro de 2000, ISBN: 972-757-139-5, pp.149.

Voltar ao topo

Página Inicial